De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), um a cada 10 pessoas no mundo sofrem de algum distúrbio mental. Tal dado representa 10% da população mundial – aproximadamente 700 milhões de pessoas – que sofrem com alguma dessas condições, o que os torna mais vulneráveis para lidar com o estresse, relacionamentos interpessoais e até mesmo a qualidade de suas escolhas.
Com o passar dos anos, as dificuldades causadas naturalmente pelo envelhecimento – como a perca de algumas capacidades, ociosidade e a perda de pessoas próximas – podem trazer ou agravar algum tipo de doença mental como depressão ou transtornos de ansiedade, por exemplo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para deixar essa época da vida mais leve e prazerosa.
Mas antes, é importante reforçar que, segundo especialistas em geriatria, o processo de envelhecimento por si só não está relacionado a nenhuma doença, sendo ele o responsável pela diminuição de nossas reservas naturais, ou seja, a diminuição de algumas capacidades é algo perfeitamente normal.
A terceira idade é a fase da vida em que o tempo livre aumenta. Sendo assim, mantenha sua cabeça aberta para o novo. Manter-se ativo ajuda em todos os aspectos do envelhecimento, amenizando os aspectos negativos do envelhecimento e transformando a experiência como um todo.
Sendo assim, existem muitas alternativas para preencher o tempo livre de forma produtiva e prazerosa, como por exemplo aprender um novo idioma, fazer uma atividade física, aprender algum instrumento. Escolha a que mais agrada e aproveite para se dedicar!
O isolamento social, por inúmeros fatores, é bem comum na terceira idade, sendo esse um dos principais motivos de problemas psicológicos nessa fase da vida. Deste modo, caso o idoso não seja conectado em novas tecnologias, não tem problema, o importante é manter-se em contato com amigos e familiares, ou seja, com pessoas que o laço de afeto é mais forte.
Tão importante como na primeira dica, mantenha-se aberto para relações, novas amizades e amores são sempre bem-vindos. Mantenha-se conectado com o grupo social, seja a turma do novo idioma ou os companheiros de alguma atividade que você goste de fazer, quem sabe de um hobby novo.
Especialistas em geriatria alertam para a qualidade e a quantidade de sono a respeito vários aspectos da saúde na terceira idade, apontando como um dos motivos de agravamento do quadro e do surgimento de várias doenças nessa fase da vida.
Dentre todas as doenças apontadas pelos especialistas, a síndrome de alzheimer é a que mais está intimamente ligada com a qualidade do sono, dormir entre 7 a 9 horas todas as noites permite que seu cérebro se recupere para o novo dia, em consequência disso, você terá mais energia e um humor melhor pela manhã, fazendo o dia render mais.
Essa são algumas dicas para melhorar a saúde mental na terceira idade, entretanto, as dicas não são restritivas a idade. Bem como, podemos indicar também o exercício de mente e corpo e a alimentação saudável como fontes de melhora no quadro geral em qualquer idade.
Importante ressaltar também que o acompanhamento psicológico é necessário em todos os momentos da vida, utilizando como medida de prevenção, a fim de acompanhar e evitar o desenvolvimento de alguma dessas moléstias psicológicas.