O Exame TGO – Transaminase Oxalacética (Aspartato Amino Transferase) mede os níveis da enzima transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) no sangue e pode ser usado para diagnosticar e monitorar problemas no fígado, nos músculos e no coração.
O Exame TGO – Transaminase Oxalacética mede os níveis da enzima hepática conhecida como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). A partir disso, é possível investigar problemas no fígado, nos músculos e no coração.
Um Exame TGO – Transaminase Oxalacética pode ser usado para ajudar seu médico a diagnosticar danos no fígado ou doença hepática. Quando as células do fígado são danificadas, o TGO vaza na corrente sanguínea, aumentando o nível dessa enzima no sangue.
O TGO é encontrado em várias áreas do seu corpo, incluindo rins, músculos, coração e cérebro. Se alguma dessas áreas estiver danificada, seus níveis de TGO podem ser mais altos que o normal. Por exemplo, os níveis podem aumentar durante um ataque cardíaco ou se você teve uma lesão muscular.
A TGO pode variar em média entre 5 a 40 unidades por litro de soro
O Exame TGO – Transaminase Oxalacética é recomendado para pessoas que apresentam algum sintoma de doenças hepáticas como hepatite A, B e C, hepatite autoimune, colangite biliar primária e colangite esclerosante primária.
No entanto, você também pode precisar fazer esse teste uma vez por ano se tiver o hábito de consumir álcool regularmente.