O Exame Potássio é usado para medir a quantidade de potássio no sangue. Geralmente, ele é solicitado pelo médico quando ocorre suspeita de um desequilíbrio eletrolítico ou como parte de um exame de rotina.
O Exame Potássio mede a quantidade de potássio no sangue.
O potássio é um tipo de eletrólito, que são minerais eletricamente carregados que ajudam a controlar os níveis de fluidos e o equilíbrio de ácidos e bases (equilíbrio de pH) em seu corpo. Eles também ajudam a controlar a atividade muscular e nervosa e desempenham outras funções importantes.
Suas células, nervos, coração e músculos precisam de potássio para funcionar corretamente. Níveis de potássio muito altos ou muito baixos podem ser um sinal de um problema médico.
O Exame Potássio geralmente faz parte de um grupo de exames de sangue de rotina, mas também pode ser usado para monitorar ou diagnosticar condições relacionadas a níveis anormais de potássio. Essas condições incluem doença renal, pressão alta e doenças cardíacas.
Seu médico pode solicitar um Exame Potássio como parte de seu check-up regular ou para monitorar uma condição existente, como diabetes, doença renal ou distúrbios da glândula adrenal. Você também pode precisar deste teste se estiver tomando medicamentos que possam afetar seus níveis de potássio ou se tiver sintomas de excesso ou falta de potássio.
Se seus níveis de potássio estiverem muito altos (hipercalemia), seus sintomas podem incluir:
Se seus níveis de potássio estiverem muito baixos (hipocalemia), seus sintomas podem incluir: