O Exame FSH – Hormônio Folículo Estimulante mede o nível de FSH no sangue, que é um hormônio liberado pela glândula pituitária, localizada na parte inferior do cérebro.
O Exame FSH – Hormônio Folículo Estimulante mede o nível de hormônio folículo-estimulante (FSH) no sangue. O FSH é produzido pela glândula pituitária, uma pequena glândula localizada abaixo do cérebro e desempenha um papel importante no desenvolvimento e funcionamento sexual.
Nas mulheres, o FSH ajuda a controlar o ciclo menstrual e estimula o crescimento de óvulos nos ovários. Os níveis de FSH nas mulheres mudam ao longo do ciclo menstrual, com os níveis mais altos ocorrendo pouco antes de um óvulo ser liberado pelo ovário. Isso é conhecido como ovulação.
Nos homens, o FSH ajuda a controlar a produção de esperma. Normalmente, os níveis de FSH nos homens não mudam muito.
Em crianças, os níveis de FSH geralmente são baixos até a puberdade, quando os níveis começam a subir. Nas meninas, ajuda a sinalizar os ovários para produzir estrogênio. Nos meninos, ajuda a sinalizar os testículos para produzir testosterona.
Muito ou pouco FSH pode causar uma variedade de problemas, incluindo infertilidade (incapacidade de engravidar), dificuldades menstruais em mulheres, baixo desejo sexual em homens e puberdade precoce ou tardia em crianças.
Nas mulheres, o Exame FSH – Hormônio Folículo Estimulante é geralmente usado para:
Nos homens, o Exame FSH – Hormônio Folículo Estimulante é geralmente usado para:
Em crianças, o Exame FSH – Hormônio Folículo Estimulante é mais frequentemente usado para ajudar a diagnosticar a puberdade precoce ou tardia.
Valores normais para mulheres:
Valores normais para homens:
Valores normais para crianças:
Se você é uma mulher, pode precisar do Exame FSH – Hormônio Folículo Estimulante se:
Se você é um homem, você pode precisar do Exame FSH – Hormônio Folículo Estimulante se:
Tanto homens quanto mulheres podem precisar de do exame se tiverem sintomas de um distúrbio hipofisário. Estes incluem alguns dos sintomas listados acima, bem como:
Já as crianças podem precisar de um Exame FSH – Hormônio Folículo Estimulante se não estiverem começando a puberdade na idade certa (muito cedo ou muito tarde).