O Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma é usado para detectar processos infecciosos e auxilia no diagnóstico de infecções urinárias. Uma vez identificado o causador da infecção, o médico pode propor o tratamento mais adequado.
O Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma tem como objetivo detectar a presença de microrganismos na amostra de urina.
Graças a isso, é possível reconhecer o tipo de bactéria ou fungo responsável pelo desenvolvimento de infecções do trato urinário. Além disso, o uso de um antibiograma permite determinar a sensibilidade de determinados patógenos aos antibióticos e, assim, permite escolher o tratamento certo.
Os profissionais de saúde solicitam o Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma para verificar infecções do trato urinário.
Essas infecções podem ocorrer quando as bactérias entram na uretra, o tubo que transporta a urina para fora do corpo. Geralmente, elas começam na bexiga (o órgão que contém a urina). Depois, podem se espalhar para os rins (os órgãos que produzem a urina) ou para a próstata.
Um Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma também identifica a bactéria que causa a infecção para que seu médico possa selecionar o tratamento mais eficaz e determinar se a bactéria é resistente a algum antibiótico.
Seu médico pode solicitar um Exame Cultura de Urina Primeiro Jato com Antibiograma se você tiver infecções urinárias frequentes ou difíceis de tratar.
Essas infecções podem afetar todos os sexos, mas as mulheres tendem a obtê-las com mais frequência do que os homens. Além disso, os fatores de risco para infecções urnárias frequentes incluem: