O Exame de Cálcio pode descobrir se você tem muito ou pouco desse mineral essencial na corrente sanguínea. Ou seja, esse exame ajuda a rastrear e diagnosticar doenças que afetam seus ossos, coração, nervos, rins e outros órgãos.
O cálcio é o mineral mais abundante em seu corpo. Seu corpo usa para:
O Exame de Cálcio mede a quantidade de cálcio no sangue. Se houver muito ou pouco cálcio no sangue, pode ser um sinal de uma ampla gama de condições médicas, como doença óssea, doença da tireóide, distúrbios da paratireoide, doença renal e outras condições.
O cálcio é um dos minerais mais importantes em seu corpo. Cerca de 1% do cálcio em seu corpo está no sangue. O resto é armazenado em seus ossos e dentes. Ter a quantidade certa de cálcio no sangue é necessário para que seus nervos, músculos e coração funcionem adequadamente. Também ajuda os vasos sanguíneos a moverem o sangue por todo o corpo e ajuda a liberar hormônios que afetam muitas funções do corpo.
O Exame de Cálcio serve para medir os níveis de cálcio na sua corrente sanguínea. A partir disso, é possível diagnosticar ou monitorar muitos tipos de condições médicas, incluindo condições que afetam seus ossos, rins, sistema digestivo, tireoide e glândulas paratireoides.
Valor de referência: 8,6 a 10,0mg/dL
Níveis elevados de cálcio total podem ser causados por:
Baixos níveis de cálcio total podem ser causados por:
Existem quatro razões principais pelas quais você pode precisar de um Exame de Cálcio:
Os sinais e sintomas de excesso de cálcio no sangue (hipercalcemia) incluem:
Sinais e sintomas de ter muito pouco cálcio no sangue (hipocalcemia) incluem:
A hipocalcemia grave (níveis muito baixos de cálcio no sangue) pode causar os seguintes sintomas: