Saúde e Nutrição

Qual a Importância de uma alimentação saudável?

alimentação saudável com nutricionista da clínica sim clínica popular

Cada dia que passa as pessoas estão se dando conta da importância que existe em ter uma alimentação saudável, já que o alimento é uma condição primordial para a sustentação da vida.

Ou seja, para que a alimentação seja realizada da melhor forma tem que ser ingerida na quantidade adequada. Caso contrário, o organismo não consegue desenvolver as suas funções, dando abertura par ao surgimento de doenças.

Vale lembrar que não é a quantidade ou o valor energético que possibilita uma alimentação natural e saudável. As pessoas que são adeptas de uma alimentação mais farta não possuem mais saúde do que as que têm menos para se alimentar.

Dessa forma, caso a alimentação não seja variada e equilibrada, não serão ingeridos os nutrientes necessários para o funcionamento de nosso corpo. Isso acarreta no surgimento de doenças como a obesidade e problemas cardíacos.

Uma alimentação saudável é muito importante

Possuir uma alimentação natural que tenha ótimos nutrientes além da prática de exercícios ajuda a ter uma vida longa e saudável não importando a idade.

Já faz tempo que pessoas estão se dando conta que uma alimentação saudável ajuda a ter uma excelente qualidade de vida, porém poucas pessoas colocam em prática uma refeição equilibrada.

Uma vida possuindo péssimos hábitos alimentares podem causar sérios problemas na saúde de uma pessoa como estresse, obesidade, e algumas doenças consideradas graves.

Por esses motivos que é importante que a alimentação natural de forma saudável seja um hábito.

Além de tudo uma boa alimentação vai dar inúmeros benefícios para a sua vida. Com certeza você deve comer o que gosta, mas de forma moderada.

Mas o que é uma alimentação saudável?

É possível afirmar que uma alimentação saudável é uma alimentação equilibrada, bastante variada e completa, que te fornece todos os nutrientes e vitaminas que o seu corpo precisa.

Mas para se ter uma boa alimentação existem algumas regras que devem ser observadas:

Fique atento a roda dos alimentos

Para ser que a alimentação possa ser variada ela deve conter os alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos, pois comente dessa forma é possível ter acesso a todos os nutrientes fundamentais.

Para acompanhar o desenvolvimento de sua dieta e definir uma alimentação balanceada adequada ao seu caso, é importante o auxílio de um Nutricionista.

Beba muita água

Isso todo mundo também já sabe, porém beber água é muito mais importante para conseguir ter uma alimentação saudável.

O corpo humano é formado por água e para manter a maior percentagem deve beber no mínimo 2 litros de água por dia.

Coma frutas e verduras

Nenhuma pessoa consegue fica bem se alimentando apenas de alface e cenoura durante uma semana, mas é importante que você acrescente diariamente na sua alimentação frutas e verduras.

Existem diversos alimentos que podem te ajudar a ter uma alimentação saudável e que são saborosos.

Aumente o consumo de fibras

As fibras também são alimentos essenciais que ajudam a regular o intestino e o mantêm saciado por um longo período.

Por essa razão comece a incluir na sua alimentação, os cereais, grãos, frutas com casca e os legumes. Além disso, os carboidratos são importantes para que você consiga ter uma alimentação saudável e não devem ser eliminados.

Diminua o consumo de açúcares e gorduras

Os açúcares que têm a absorção rápida como o açúcar de cana, chocolates, bolos, sobremesas, as gorduras saturadas e o sal precisam ser evitados na sua alimentação.

Os profissionais afirmam que para conseguir ter uma alimentação saudável é ideal deve ingerir no máximo 5g de sal durante o dia, incluindo o próprio sal, e também produtos de salsicharia, enlatados, batatas fritas e muitos outros.

Para que você possa compreender de uma melhor forma qual a quantidade de sal em cada espécie de alimentos, passe a consultar os rótulos das embalagens e verifique a quantidade de sódio composta.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Primeira coisa, é que você não precisa parar de beber algumas bebidas. Porém é ideal que comece a evitar ao máximo o consumo de álcool.

Entretanto, uma taça de vinho ou um chope no final do dia não vai fazer mal, basta não exagerar. Pense que ter uma alimentação saudável te faz viver bem.

Tenha sempre em mente a importância de uma alimentação saudável e o bem que isso pode fazer na sua vida.