
Você já sabe o que é endometriose? Apesar de ser uma condição com milhares de diagnósticos todos os anos no Brasil, muitas mulheres ainda não sabem as principais informações sobre o assunto.
A endometriose é uma condição crônica e muitas vezes dolorosa. Ela ocorre quando um tecido semelhante ao endométrio – que é o tecido que reveste o útero – cresce fora do útero em outros órgãos, como ovários, trompas de falópio, intestino e paredes externas do útero. Raramente, pode acabar tão longe quanto os rins, bexiga ou pulmões.
Quer entender melhor o que é endometriose, como é feito o diagnóstico e seu tratamento? Confira logo a seguir!
A endometriose é um problema de saúde comum em mulheres. A condição recebe o nome a partir da palavra endométrio, o tecido que normalmente reveste o útero. A endometriose acontece quando um tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora do útero e em outras áreas do corpo onde não pertence.
Na maioria das vezes, a endometriose é encontrada no:
Outros locais para crescimentos podem incluir a vagina, colo do útero, vulva, intestino, bexiga ou reto. Em casos raros, a endometriose aparece em outras partes do corpo, como pulmões, cérebro e pele.
Os sintomas da endometriose podem incluir:
Já vimos o que é endometriose e seus sintomas, mas o que causa essa condição?
Ninguém sabe ao certo o que causa esta doença. Os pesquisadores estão estudando as possíveis causas:
Você não pode prevenir completamente a endometriose, mas pode reduzir suas chances de desenvolvê-la diminuindo os níveis do hormônio estrogênio em seu corpo. O estrogênio ajuda a engrossar o revestimento do útero durante o ciclo menstrual.
Para manter níveis mais baixos de estrogênio em seu corpo, você pode:
Para muitas mulheres, simplesmente ter um diagnóstico de endometriose traz alívio. O diagnóstico começa com um ginecologista ou outro profissional de saúde avaliando o histórico médico de um paciente e completando um exame físico, incluindo um exame pélvico.
Um diagnóstico de endometriose só pode ser certo, porém, quando o médico realiza uma laparoscopia, biópsia de qualquer tecido suspeito e o diagnóstico é confirmado examinando o tecido sob um microscópio. A laparoscopia é um pequeno procedimento cirúrgico no qual um laparoscópio, um tubo fino com uma câmera na ponta, é inserido no abdômen através de uma pequena incisão – permitindo determinar a localização, extensão e tamanho dos crescimentos endometriais.
Outros exames que podem ser usados no diagnóstico da endometriose incluem ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
O tratamento específico para endometriose será determinado pelo seu médico com base em:
Se os sintomas forem leves, os profissionais de saúde geralmente concordam que nenhum tratamento adicional, além da medicação para a dor, é necessário.
Em geral, o tratamento para endometriose pode incluir:
As técnicas cirúrgicas que podem ser usadas para tratar a endometriose incluem:
Consulte um ginecologista se tiver sinais e sintomas que possam indicar endometriose.
A endometriose pode ser uma condição desafiadora para gerenciar. Um diagnóstico precoce e uma compreensão da sua condição podem resultar em um melhor gerenciamento de seus sintomas.
Você já sabia o que é endometriose? Quer consultar com um ginecologista? Marque sua consulta agora mesmo!

Saiba como identificar os sinais de alerta, a importância dos exames de rotina e o papel fundamental da vacina contra

Entenda os marcos da saúde feminina, da puberdade à maturidade, e saiba quais são os exames indispensáveis em cada etapa .

A campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama é um lembrete anual da importância do autocuidado e do

A menopausa é uma fase natural na vida de toda mulher, marcada por diversas transformações. Entre elas, a saúde óssea