Dor de dente no siso: saiba quando a extração é a solução08 de agosto 2025
Imagem

A extração de siso, tecnicamente chamada de exodontia do terceiro molar, é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns na odontologia. 

Uma forte dor de dente no fundo da boca frequentemente sinaliza um problema com este dente, o que gera muitas dúvidas e ansiedade nos pacientes. 

Diante disso, este artigo explica por que o dente do siso costuma ser um problema, quando a extração se torna a solução, como o procedimento funciona e quais cuidados você deve ter para uma recuperação tranquila!

O que é o dente do siso e por que ele causa problemas?

Os dentes do siso, ou terceiros molares, são os últimos dentes a nascer na arcada dentária, o que geralmente ocorre entre os 17 e 25 anos. 

Devido à evolução humana, as arcadas dentárias diminuíram de tamanho, e por consequência, muitas vezes não há espaço suficiente para que esses dentes se acomodem corretamente.

Essa falta de espaço leva a diversas complicações:

  • Dente incluso ou impactado: o siso fica total ou parcialmente preso dentro do osso maxilar ou da gengiva, sem conseguir nascer;
  • Dente semi-incluso: Apenas uma parte do dente consegue romper a gengiva. Essa situação cria uma área de difícil higienização, o que favorece o acúmulo de bactérias;
  • Posição incorreta: O dente pode nascer deitado, inclinado ou em uma posição que empurra os dentes vizinhos, o que pode prejudicar o alinhamento de todo o sorriso.

Sinais de que você precisa avaliar a extração do siso

O corpo geralmente envia sinais claros quando o dente do siso se torna um problema. Portanto, fique atento a estes sintomas e, caso apresente algum, procure um cirurgião-dentista para uma avaliação com exames de imagem, como radiografias:

  • Dor de dente intensa, persistente ou latejante no final da arcada;
  • Inchaço, vermelhidão e gengiva sangrando na região do siso, um quadro infeccioso chamado pericoronarite.
  • Dificuldade para abrir a boca ou dor durante a mastigação;
  • Mau hálito ou gosto ruim na boca, que podem indicar uma infecção;
  • Dores de cabeça ou dores que se irradiam para o ouvido.

A relação da extração de siso com outros tratamentos

A decisão de extrair o siso frequentemente se conecta a outros planejamentos de saúde e estética bucal. 

Dessa forma, a remoção pode ser um passo fundamental para o sucesso de outros tratamentos, como os seguintes:

Siso e o tratamento com aparelho ortodôntico

Ortodontistas frequentemente solicitam a extração de siso antes de iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico

A remoção dos terceiros molares cria espaço na arcada, o que facilita a movimentação e o alinhamento correto dos outros dentes. 

Além disso, extrair os sisos evita que, no futuro, o nascimento deles empurre os dentes já alinhados e coloque o resultado do tratamento ortodôntico em risco.

A saúde da gengiva e a cirurgia

A pericoronarite, a inflamação ao redor de um siso semi-incluso, é um problema que pertence à área da periodontia

Ignorar esse quadro pode levar a infecções mais graves. Por isso, o dentista primeiro controla a infecção aguda com medicação e, em seguida, planeja a cirurgia para remover a causa do problema de forma definitiva. 

Uma boca com a gengiva saudável responde muito melhor ao procedimento cirúrgico.

Planejamento estético e o momento da cirurgia

Se você planeja realizar um clareamento dental ou outro procedimento estético, o dentista avaliará a situação dos seus sisos. 

Realizar uma cirurgia de extração depois de já ter feito um clareamento, por exemplo, pode ser desconfortável. 

Portanto, o profissional organiza um cronograma de tratamento que prioriza a saúde, remove focos de infecção como um siso problemático e, depois, avança para as etapas estéticas.

Como funciona a cirurgia de extração de siso?

A cirurgia é um procedimento seguro e planejado. Primeiramente, o cirurgião-dentista aplica uma anestesia local, para que o paciente não sinta qualquer dor durante a intervenção. Em seguida, ele realiza os seguintes passos:

  1. Acesso ao dente: o profissional faz uma pequena incisão na gengiva para expor o dente e o osso ao redor;
  2. Remoção do dente: com instrumentos específicos, o cirurgião remove o dente. Se o siso estiver muito grande ou em uma posição difícil, pode ser necessário cortá-lo em partes menores para facilitar a remoção;
  3. Limpeza e sutura: após a extração, o dentista limpa a região e realiza a sutura (pontos) para fechar a gengiva e auxiliar na cicatrização.

Pós-operatório: cuidados para uma recuperação tranquila

A colaboração do paciente após a cirurgia é fundamental para uma cicatrização correta e sem dor. Portanto, siga rigorosamente as orientações, que costumam ser as seguintes:

  • Repouso: evite esforço físico, exposição ao sol e falar excessivamente nas primeiras 48 a 72 horas;
  • Gelo: aplique compressas de gelo na parte externa do rosto, na região da cirurgia, por 20 minutos, com intervalos. Isso ajuda a controlar o inchaço;
  • Alimentação: consuma apenas alimentos líquidos ou pastosos e frios nos primeiros dias. Sorvete, açaí, sopas frias e vitaminas são ótimas opções;
  • Higienização: mantenha a higiene bucal, mas escove a área da cirurgia com muito cuidado e sem bochechos vigorosos nos primeiros dias para não remover o coágulo sanguíneo;
  • Medicação: tome os anti-inflamatórios, analgésicos e, se for o caso, os antibióticos exatamente como o profissional prescreveu.

Odontologia popular: cirurgia segura e acessível

O conceito moderno de odontologia popular busca viabilizar o acesso a tratamentos de alta qualidade. 

Com isso, um procedimento complexo como a extração de um siso incluso pode e deve ser realizado por um cirurgião-dentista qualificado, em um ambiente seguro e com preço justo. 

A Clínica Sim atua dentro dessa filosofia, que democratiza a saúde bucal. Além disso, lembre-se: é fundamental não confundir este acesso com os riscos de procedimentos feitos por pessoas não habilitadas, uma prática ilegal e extremamente perigosa.

Não adie mais o seu alívio: agende sua avaliação na Clínica Sim

A dor no siso é um sinal claro de que sua saúde bucal precisa de atenção. Na Clínica Sim, nossos cirurgiões-dentistas utilizam exames de imagem precisos para diagnosticar seu caso e indicar o tratamento com total segurança. 

Dê o primeiro passo para acabar com o desconforto de forma definitiva e garantir o bem-estar do seu sorriso.