Reumatologista

Fortaleza, Ceará | Mudar Estado

reumatologia. reumatologista. consulta popular com reumatologista na clínica sim

O reumatologista é um profissional médico que diagnostica e trata doenças autoimunes sistêmicas que podem causar inflamação nas articulações, tendões, ligamentos, ossos e músculos.

Veja a seguir o papel de um reumatologista, as condições tratadas e quando é preciso consultar com esse médico.

O que é a Reumatologia?

Reumatologia é a especialidade médica que trata das doenças que acometem as articulações e os tecidos conjuntivos que as cercam. O reumatologista trata doenças como artrite, osteoporose, febre reumatóide, psoríase, gota, esclerose e fibromialgia.

O que trata o Reumatologista?

Os reumatologistas são médicos que recebem treinamento especial no diagnóstico e tratamento de doenças musculoesqueléticas e condições autoimunes sistêmicas.

As condições, conhecidas coletivamente como doenças reumáticas, podem causar dor, inchaço, rigidez e deformidades em:

• Articulações
  • Ossos
  • Músculos de apoio
  • Órgãos

O que faz um Reumatologista?

O reumatologista normalmente tem muito contato com o paciente e passa muito tempo acompanhando a progressão da doença. Depois de consultar com um reumatologista, ele irá:

• Estabelecer ou confirmar o diagnóstico
  • Executar testes para encontrar a causa subjacente de sua condição e formular um diagnóstico
  • Sugerir tratamentos
  • Fazer um acompanhamento para garantir que os tratamentos estão funcionando
  • Redesenhar os tratamentos se os métodos iniciais precisarem de ajustes

O que os Reumatologistas tratam?

Existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas, incluindo:

• Osteoartrite
  • Artrite reumatóide
  • Distúrbios da dor musculoesquelética
  • Gota
  • Dor nas costas
  • Miosite
  • Fibromialgia
  • Tendinite
  • Vasculite
  • Certas doenças autoimunes, como lúpus, síndrome antifosfolípide e esclerodermia

Quando procurar um Reumatologista?

Às vezes, a dor nas articulações, músculos ou ossos é grave ou persiste por mais de alguns dias. Nesse ponto, você deve consultar um reumatologista.

Muitos tipos de doenças reumáticas não são facilmente identificadas nos estágios iniciais. Os reumatologistas são especialmente treinados para fazer o trabalho de detetive necessário para descobrir a causa do inchaço e da dor. É importante determinar um diagnóstico correto precocemente para que o tratamento adequado possa começar cedo.

Essas doenças geralmente mudam ou evoluem com o tempo. Os reumatologistas trabalham em estreita colaboração com os pacientes para identificar o problema e elaborar um programa de tratamento individualizado.

Sintomas relacionados à Reumatologia

Dor nas articulações; inchaço nos pés; mãos rochas; rigidez nas articulações.

Exames eelacionados à Reumatologia

Raio-X de mãos; Ácido úrico; Densitometria óssea; FAN (fator antinúcleo).

Procedimentos relacionados à reumatologia

Infiltrações; punções articulares; capilaroscopia; análise do líquido sinovial.

Quanto custa uma consulta com reumatologista?

O preço da consulta particular com reumatologista custa o valor a partir de R$ 129.

Assinantes SiM Mais tem desconto, faça sua assinatura e garante o menor preço nas suas consultas e exames feitos nas unidades.