Vida Saudável

8 dicas para espantar e evitar a ressaca

Natal, Ano Novo, Carnaval… Às vezes, um simples almoço em família ou um animado churrasco com os amigos são ocasiões que estimulam nossos ânimos e fazem com que tomemos bebidas alcoólicas além da conta. Resultado? Uma baita ressaca no dia seguinte.

Embora todos estejamos sujeitos a passar por isso, ninguém quer viver o enjoo, a fraqueza e todos os outros desconfortos causados pela bebedeira. Veja, a seguir, 8 dicas para lidar ou evitar a ressaca:

Antes de beber

Alimente-se bem

A primeira e mais importante dica contra a ressaca: alimente-se bem. Quando você bebe de estômago cheio, o álcool passa mais lentamente para o intestino (órgão no qual ele é rapidamente absorvido). Assim, a substância entra gradualmente na corrente sanguínea e demora mais para chegar ao cérebro.

Enquanto você bebe

Não beba apenas álcool

Coloque água ou gelo nos drinques para diluí-los. Se preferir, vale adicionar refrigerante ou suco de frutas, que são ricos em carboidratos — substância que ajuda a metabolizar o álcool. Outra dica é intercalar bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Não fume

Sabemos que a ressaca é ruim. Mas acredite: ela pode ser ainda pior! Se você combinar fumo com ingestão de álcool, as consequências podem ser muito piores. A nicotina, substância encontrada nos cigarros, diminuem a taxa de oxigênio no sangue — o que só acelera o processo de intoxicação do organismo. Fuja dessa dupla!

Depois de beber

Descanse

Depois da bebedeira, as células cerebrais ficam muito sensíveis. É por esse motivo que a luz e o barulho incomodam tanto. Então, no dia seguinte (ou cerca de 5 horas depois de ingerir o último copo, tempo para o cérebro começar a se recuperar), repouse. Fique deitado e mantenha as luzes apagadas.

Evite o café

Sabe o cafezinho, tão recomendado para diminuir a dor de cabeça? Pode se esquecer dele. A bebida tem propriedades diuréticas (que estimulam a perda de líquido) e vai desidratar ainda mais o seu corpo.

Hidrate-se

Como você pôde notar, a principal causa da ressaca é a desidratação. Por isso, ingira muita água depois da bebedeira e antes de se deitar. Essa tática ajuda o seu corpo a metabolizar o álcool durante o descanso. Se você acordar para ir ao banheiro, tome ainda mais água. Assim você vai se livrar das toxinas mais rapidamente.

Não exagere nos medicamentos

Embora alguns remédios ajudem a driblar o desconforto e a evitar a ressaca, nenhum deles têm o poder de resolver todos os problemas. Assim, escolha aquele problema que mais te incomoda no momento (lembre-se: somente um!) e tente contorná-lo com a ajuda de algum desses medicamentos:

  • antiemético: para tratar os enjoos;
  • analgésico: para tratar a dor de cabeça;
  • antiácido: para tratar a sensação de queimação no estômago.

Tome chás

Você sabia que alguns chás ajudam no processo de purificação das toxinas do álcool que estão no corpo? Então, quando você estiver de ressaca, prepare um chá com alguma das seguintes ervas:

  • macela;
  • erva-picão;
  • boldo;
  • erva-cidreira;
  • e salsaparrilha.

Se você estiver com problemas para digerir as refeições, o chá verde e o de hortelã são os mais indicados.

Vale lembrar que, mesmo sendo “tratável”, a ressaca é consequência do consumo excessivo de álcool, que pode trazer diversos prejuízos à saúde: cirrose, hepatite aguda e insuficiência cardíaca são apenas alguns exemplos. Portanto, beba sempre com moderação, certo?

Você gostou dessas dicas para evitar a ressaca? Lembrou-se de outro segredo? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, as suas ideias!