Blog Clínica SiM | A maior rede de clínicas do Nordeste

Limpeza de Pele: como fazer em casa e quando procurar um especialista!

limpeza de pele

Certamente você já ouviu falar que a limpeza de pele proporciona uma desintoxicação superficial ou até mesmo profunda, ajudando a eliminar microrganismos que possam prejudicar consideravelmente a saúde da pele, bem como remover as células mortas, amenizar os cravos e diminuir a oleosidade.

De acordo com muitos especialistas, esse tipo de procedimento agrega benefícios incríveis e absolutamente notáveis para a pele do rosto e também pescoço.

Trata-se de uma excelente maneira de manter os poros desobstruídos e até mesmo previne algumas doenças de pele – além de deixar sua aparência ainda mais bonita!

A limpeza profissional da pele possui uma grande ação antisséptica, bem como também anti-inflamatória proporcionado uma maior prevenção quanto o assunto são acnes e cravos.

Além disso, o procedimento agrega uma maior sensação de relaxamento, deixando a pele bem mais nutrida, macia, tonificada e com um delicioso toque aveludado.

Mas será que é possível realizar esse procedimento por conta própria na comodidade de casa? Saiba o que pode e o que não pode nesse tipo de situação e confira algumas dicas pertinentes acerca desse assunto nesse artigo!

Limpeza de pele em casa: o que pode e o que não pode!

Quando falamos em limpeza de pele, muitas pessoas associam que deverá ser colocado em prática o fato de se espremer os cravos e espinhas, mas diante dessa situação é bom seguir um alerta bastante importante: simplesmente não faça isso por conta própria!

Esse caminho não é nada aconselhável, uma vez que extrações de comedões devem ser realizadas somente por profissionais capacitados e em meio a uma rotina adequada, com o uso de produtos corretos.

Nesse sentido, se você possui esse hábito é melhor não continuar fazendo isso! Colocar em prática esse tipo de procedimento de maneira errada pode acabar acarretando manchas à sua pele e deixar até mesmo marcas irreparáveis! – Certamente você não quer isso, certo?

A limpeza de pele ideal para se fazer em casa é aquela que inclui a esfoliação, limpeza e tonificação do tecido, sempre levando em consideração produtos corretos ou caseiros que proporcionem uma ação suave e não prejudiquem a sua pele de maneira alguma!

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a frequência que será feito esse procedimento. Para se ter uma ideia, a limpeza de cunho profissional  pode ser feita em média uma vez por mês, mas isso não é uma regra!

O mais indicado é conversar antes com um médico dermatologista para que ele avalie a frequência indicada para a sua pele.

Mas quando se trata de limpar e tonificar a pele em casa, pode-se levar em consideração uma ação diária, sem que se corra riscos de obter algum tipo de problema ou complicação.

Limpar a pele sempre no final do dia e até mesmo ao despertar pela manhã ajuda a manter as células sempre renovadas.

Como cuidar da sua pele em casa de maneira fácil e eficiente

Se você quer realizar a limpeza da sua pele em casa é importante saber que isso não deverá se limitar somente   ao passo da higienização diária. É importante considerar colocar em prática uma rotina para que os efeitos possam atingir resultados mais satisfatórios.

Buscar meios de ter uma pele sempre muito bem limpa e cuidada é um caminho para uma maior satisfação da sua beleza.

A seguir, confira 4 dicas para fazer esse procedimento na comodidade do seu lar:

Esfoliação

procure sempre optar por esfoliantes suaves, principalmente se tratando da pele do seu rosto. Produtos que possam grânulos muito grandes podem acabar gerando irritação no tecido cutâneo. É importante também levar em consideração realizar movimentos sempre bem suaves, sem a aplicação de força para garantir melhores resultados.

Higienização

Nessa fase você deve lavar o rosto com sabonete, gel ou um tônico de limpeza profunda. Opte por produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele.

Tonificação

Para deixar a pele do rosto sempre bem hidratada, permitindo que ela consiga se recuperar mais rapidamente dos passos de esfoliação e higienização é primordial recorrer a um tônico hidratante ou até mesmo ao uso da água termal. Por mais que sua pele seja oleosa, esse passo é essencial – nesse tipo de pele, o indicado é usar sempre produtos adequados.

Proteção UV

Uma pele saudável e bem protegida deve, e precisa, sempre contar com o uso de um bom filtro solar. Nunca saia de casa sem realizar a aplicação desse produto e também aposte no seu uso após realizar a limpeza da pele.

Siga o passo a passo descrito acima ao menos uma vez por semana, seguindo as orientações indicadas pelo seu médico dermatologista.

Diariamente a recomendação é fazer a higienização e hidratação da pele, ao menos antes de dormir e também ao acordar.

Outra dica essencial é nunca dormir com a pele maquiada pois o acumulo desses produtos pode obstruir os poros e gerar eventuais irritações, sem contar que estimula o aparecimento de espinhas, acnes e também cravos! – Leve essa dica como uma espécie de mandamento pelo resto da sua vida, combinado?

Receitinhas caseiras para deixar sua pele incrível!

Se você está com a ideia de deixar a sua pele linda e hidratada na comodidade de casa, saiba que é possível contar com algumas receitinhas caseiras extremamente eficientes – e o melhor: contanto com ingredientes extremamente naturais e acessíveis!

Porém, antes de disponibilizarmos essas opções, é importante ressaltar que é sempre importante realizar consultas periódicas junto a especialistas da área, pois a limpeza de pele profissional pode contribuir para que se obtenha resultados diferenciados e até mesmo mais eficazes do que as limpezas de cunho caseiro.

Tendo isso em mente, confira abaixo algumas sugestões de receitas para fazer em casa:

Primeira receita                                                                      

O primeiro passo é higienizar o rosto recorrendo ao uso de um sabonete neutro ou que você já esteja habituada e secar com uma toalha bem macia. Em seguida misture os seguintes ingredientes em um recipiente:

  • Uma colher de mel
  • Uma gema de ovo
  • Meia colher de farinha de trigo (sem fermento)
  • Meio copo americano de iogurte natural

Misture todos os ingredientes destacados acima até que tudo fique bem homogêneo. Com um pedaço de algodão passe cuidadosamente a mistura na face até cobrir todas as áreas. Evite a área dos olhos e também dos lábios (que são mais delicadas e propicias à irritações). Deixe a mistura por 20 minutos agindo no rosto e depois lave com água!

Segunda receita

O primeiro passo é recorrer ao uso de uma loção de limpeza para extrair o excesso de impurezas da pele. Depois de finalizar o procedimento de higienização peque uma bacia e despeje água quente. Acrescente uma pequena quantidade de alecrim ou até mesmo tomilho – se preferir use também camomila ou eucalipto.

Cubra a cabeça com uma toalha e aproxime o rosto do liquido para deixar sua pele facial em contato apenas com o vapor. Faça isso por aproximadamente 10 minutos. O vapor ajudará a abrir os poros da pele e facilitará que seja feita a extração dos cravos.

Segue o rosto com uma toalha macia para tirar a umidade formada pelo vapor e também a sujeira. Em seguida faça a limpeza da pele  com um produtos adstringente para retirar os cravos mais superficiais. Não tente espremer os cravos profundos em casa! – Essa missão deverá ser realizada por um profissional!

Cuidados com produtos para limpeza de pele

No mercado de beleza existe uma série de produtos que prometem deixar a pele mais limpa e incrível e diante de muitas opções e promessas algumas pessoas saem comprando uma série deles e eventualmente podem estar prejudicando ainda mais o quadro.

O mais indicado para se escolher o produto mais adequado para o seu tipo de pele é sempre procurar fazer uma consulta junto ao seu médico dermatologista.

Somente um profissional poderá avaliar todas as características da sua pele e fazer a sugestão mais assertiva das combinações de produtos para limpeza e hidratação.

Lembre-se sempre que uma limpeza facial completa deve incluir uma boa hidratação após a realização do procedimento, pois é dessa maneira que  será possível garantir os melhores resultados no final das contas.

E nunca, em hipótese alguma tente espremer os cravos e espinhas do seu rosto em casa, pois você pode acabar machucando a sua pele e ainda provocar danos até mesmo permanentes ou difíceis de serem sanados!

Agora que você já sabe como proceder ao fazer uma limpeza de pele em casa que tal colocar em práticas algumas dessas dicas e potencializar a sua beleza ainda mais?

Gostou? Compartilhe!
Sobre o autor:

Deixe seu comentário