Tratamentos

Entenda as principais vantagens das clínicas populares

Cada vez mais, as clínicas populares estão se consolidando no mercado brasileiro como uma alternativa para as pessoas que querem ter acesso a um atendimento médico de qualidade, sem pagar caro por consultas em consultórios particulares nem esperar por longos períodos na fila do SUS.

Saiba, agora, quais são as principais vantagens das clínicas populares em comparação com os planos de saúde tradicionais ou as clínicas particulares. Você vai entender que é possível cuidar da sua saúde com os melhores serviços e pagando um preço que cabe no seu bolso. Confira!

As clínicas populares oferecem várias especialidades médicas

A clínica popular é uma modalidade de serviço de saúde surgida recentemente, que disponibiliza para os seus usuários atendimento especializado em consultas ou exames médicos.

Clínica médica, cardiologia, oftalmologia, pediatria, ginecologia, dermatologia, cirurgia plástica e ortopedia: essas são apenas algumas das especialidades médicas oferecidas pelas clínicas populares.

Além das consultas de rotina, também é possível realizar todo o tratamento com o acompanhamento personalizado do mesmo médico, ou de uma equipe multidisciplinar, caso seja necessário.

O tratamento por uma equipe multidisciplinar é possível porque, além das especialidades médicas, as clínicas populares também disponibilizam para seus usuários o atendimento com outros profissionais da área da saúde, tais como dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos.

Em relação aos exames laboratoriais e aos exames de diagnóstico por imagem, o usuário também não tem com o que se preocupar. As clínicas populares disponibilizam desde os exames mais simples, como um hemograma ou raio-X, até exames mais detalhados, como a endoscopia.

No caso específico da saúde da mulher, as clínicas populares contam com uma equipe capacitada para orientar as pacientes quanto aos principais exames periódicos que devem ser feitos, além de oferecerem todo o acompanhamento pré-natal para as gestantes.

As clínicas populares têm custo mais baixo

As consultas médicas e exames clínicos nas clínicas populares custam bem menos que os serviços oferecidos nas clínicas ou consultórios particulares. Em média, os preços cobrados nas clínicas populares podem chegar a custar um terço dos valores praticados no sistema privado de saúde.

Nesse sentido, as clínicas populares têm atraído cada vez mais o interesse das pessoas que, além do preço acessível, podem contar com uma tabela de valores fixos para as consultas, exames e demais procedimentos de saúde que necessitam realizar.

Entretanto, é importante destacar que o baixo custo dos serviços não quer dizer que o atendimento nas clínicas populares seja de nível inferior. Na verdade, existe todo um processo de controle e avaliação realizado pelos Conselhos Regionais de Medicina (CMR), que assegura tanto a capacidade e a competência dos profissionais quanto a qualidade dos equipamentos e da estrutura das clínicas populares.

Caso não consigam o registro junto ao CRM, as clínicas populares não têm autorização legal para funcionar.

Desse modo, as pessoas podem recorrer ao serviço de saúde não apenas nos casos de emergência, mas também para fazer consultas e exames de rotina (tais como o check up da saúde do homem ou da mulher) que contribuem para a prevenção de uma série de doenças. O resultado para a população é mais saúde e mais qualidade de vida.

banner-agendar-consulta

Nas clínicas populares, o tempo de espera é menor

Quando se fala no SUS, uma das características que mais desanima e preocupa as pessoas que dependem do serviço público de saúde é o longo tempo de espera para conseguir atendimento.

De fato, há casos em que os pacientes esperam meses por uma simples consulta com um clínico geral ou até anos, em se tratando de cirurgias e outros procedimentos mais complexos.

Nas clínicas populares isso não acontece. Graças à diversidade de profissionais e especialidades, o tempo de espera para realizar uma consulta ou exame é muito menor que no SUS.

Dependendo da especialidade pretendida, é possível conseguir atendimento imediatamente ou até dois ou três dias depois de procurar a clínica popular. Para os exames laboratoriais ou de imagem, o tempo de espera também é curto.

A agilidade na prestação de serviços é um dos aspectos mais importantes em saúde. Não apenas nos casos mais graves, mas também em se tratando de consultas de rotina, o desgaste gerado pelas horas, dias ou meses à espera de um atendimento adequado pode contribuir para tornar mais grave o estado dos pacientes.

Por isso, a rapidez na marcação das consultas e exames é considerada um dos grandes benefícios das clínicas populares. Conheça, agora, mais outra vantagem.

Nas clínicas populares, você não precisa pagar mensalidade

Segundo as normas que regem o funcionamento das clínicas populares, nenhuma das empresas poderá cobrar mensalidades ou qualquer outro tipo de taxas mensais, sendo que as penalidades para a clínica que descumprir essa determinação são grandes.

Além disso, não é necessário criar um cadastro ou fazer uma carteirinha para utilizar os serviços oferecidos. Também não existe tempo de carência, comprovação de renda ou qualquer outro tipo de restrição para ter acesso ao atendimento.

Por exemplo, se um paciente fizer uma consulta com um cardiologista e ele solicitar exames de maior complexidade, como o ecocardiograma, é possível marcar e realizar o procedimento sem aguardar qualquer prazo.

Em se tratando de cuidados com a saúde, a possibilidade de contar com o atendimento necessário sem ter cumprir carências ou esperar até que um cadastro seja concluído torna-se uma vantagem muito grande.

Assim, as clínicas populares reforçam os seus benefícios em relação aos convênios ou planos de saúde tradicionais, permitindo que as pessoas paguem pelos serviços de saúde apenas quando for preciso realizar uma consulta ou exame.

Saiba mais sobre as clínicas populares

De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), até o primeiro trimestre deste ano, mais de 1 milhão de pessoas cancelaram seus planos de saúde.

Grande parte desse público tem encontrado nas clínicas populares um serviço de saúde de qualidade, que disponibiliza consultas, exames e tratamentos em diversas especialidades médicas por um preço justo.

Quer saber mais sobre as vantagens e benefícios das clínicas populares? Assine a nossa newsletter gratuitamente e tenha acesso às dicas especiais sobre como cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida!