Blog Clínica SiM | A maior rede de clínicas do Nordeste

Implante dentário: como é feito e quais os benefícios?

implante dentário

A perda dos dentes impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Uma maneira de recuperar isso é aplicação de implante dentário.

Ter um sorriso saudável e bonito diz respeito a várias questões da vida pessoal, social e profissional.

Problemas nos dentes podem causar baixa autoestima, o que dificulta o convívio com outras pessoas e atrapalha até mesmo o desempenho no trabalho.

O sonho de ter um sorriso bonito com dentes saudáveis pode parecer distante para quem sofreu a perda de um ou mais dentes.

A perda dos dentes pode acontecer por conta de algum problema grave na arcada dentária ou ainda em decorrência de acidentes.

Quaisquer que sejam os motivos, o implante dentário se torna uma opção para recuperar os dentes perdidos, e trazer de volta junto com eles à qualidade de vida e a autoestima do paciente.

Além da questão estética, ter menos dentes na boca comprometerá diretamente a arcada dentária, pois alguns dentes serão sobrecarregados na mastigação para suprirem a ausência dos demais.

Como é feita a instalação do implante?

A perda de um ou mais dentes é sempre um momento delicado para o paciente. O dente diz respeito a questão estética, como ele se apresenta para as pessoas e como se relaciona com elas.

Imagine você perder um dente de forma repentina. Para muitas pessoas, esse é um grande pavor.

Mas o implante dentário é um tratamento que tem grande eficácia na recuperação de um dente perdido.

Diremos agora como acontece um implante dentário, o seu passo a passo e algumas curiosidades a respeito desse tratamento, que tem recuperado sorrisos há décadas. Confira o vídeo abaixo e veja como o processo funciona.

Fonte do vídeo: Sigma Implants. Disponível no canal: https://www.youtube.com/channel/UCryqc7gfnkQx4lIcXc0F6Qg
  • Primeiro passo: avaliação.

Primeiro você será avaliado pelo periodontista. Ele irá definir se sua condição de saúde está apta para a realização de um implante, e irá definir o melhor procedimento para você.

  • Segundo passo: remoção do antigo dente.

O médico deverá remover quaisquer resquícios do dente original que esteve naquele lugar. É necessário que o espaço esteja completamente limpo para receber o novo dente implantado.

  • Terceiro passo: implante de titânio.

Em seguida, será realizado o implante, que na verdade diz respeito não ao dente novo, mas sim a um pino de titânio que será responsável por fixar o novo dente.

  • Quarto passo: implantação do pilar.

É inserida uma base chamada de pilar. Ela é responsável por facilitar a cicatrização e oferece suporte ao novo dente.

  • Quinto passo: implantação do novo dente.

O novo dente foi moldado levando em consideração o formato e a cor dos outros dentes do paciente, para que pareça o mais natural possível. Ele então será instalado sobre o pilar.

  • Sexto passo: finalização.

O dente foi implantado, e agora o paciente deverá cuidar dele, mantendo sua higiene em dia e fazendo visitas regulares ao dentista.

O implante, embora seja um procedimento simples e que não apresenta grandes complicações após sua realização, não será feito em apenas um dia.

O médico dentista exige um tempo de cicatrização e adaptação entre a extração completa do dente danificado e a implantação do novo dente.

O tempo varia de acordo com cada paciente, e é decidido pelo dentista levando em consideração várias questões clínicas.

Curiosidades

  • Qualquer pessoa acima de 17 anos pode realizar um implante dentário se necessário, desde que seja apresentada uma saúde qualificada para tal.
  • É possível substituir qualquer dente com um implante.
  • O implante nunca será rejeitado pelo organismo. O material utilizado é completamente compatível e aceito pelo corpo.
  • O implante tem mais de 95% de chances de dar certo.

Sorriso bonito, felicidade garantida

Ter um belo sorriso é sinônimo de qualidade de vida. A saúde dos dentes é um cartão de visitas, responsável por passar nossa primeira impressão às demais pessoas.

Ainda assim, podem acontecer acidentes ou problemas que nos levem a perda dos dentes.

É importante entender que a odontologia evolui de forma eficaz e impressionante. Cada vez mais tratamentos surgem para auxiliar pacientes a manterem a qualidade de seus dentes.

Faça visitas periódicas ao dentista, e acompanhe qualquer problema aparente. Não deixe de ir às consultas por medo ou receio.

Saiba Mais

Não deixe de procurar um dentista especialista, clique aqui para saber mais sobre este tratamento e agendar sua consulta com um dentista especialista em implantes!

 

 

Gostou? Compartilhe!
Sobre o autor:

Deixe seu comentário