Odontologia

Aparelho dentário: como aliviar a dor após a manutenção

Aparelho dentário: dicas para aliviar as dores

Quem coloca aparelho dentário sabe como é as vezes pode ser um sofrimento todo o mês ter que passar por dores e desconforto na boca devido o tratamento.

Isso acontece em todos os casos e pode chegar a causar desamino e até mesmo desistência no tratamento do uso do Aparelho Dentário.

Esse desconforto é associado à reação do seu corpo à pressão do aparelho sobre os dentes, e pode variar de acordo com a sua idade, os níveis de estresse, e se você é homem ou mulher e etc.

Apesar de não haver uma cura que funcione para todos os casos na hora de se livrar da dor causada pelo aparelho, existe algumas formas que podem diminuir o desconforto e tornar o uso um pouco menos pior.

Veja mais:  Retração da gengiva: o que é e como prevenir

Agende sua avaliação

Veja mais: Sensibilidade nos dentes: O que é e como prevenir

O que fazer para amenizar a dor da manutenção do aparelho?

É comum sentir algum desconforto ou dor após a manutenção do aparelho ortodôntico, principalmente nos primeiros dias. Isso ocorre porque os dentes estão sendo movimentados e os fios ou bráquetes podem exercer pressão sobre os dentes e as estruturas circundantes. Aqui estão algumas dicas para amenizar a dor e lidar com o desconforto:

Analgésicos: O uso de analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno, conforme as instruções do rótulo, pode ajudar a aliviar a dor. Certifique-se de seguir as orientações do seu médico ou farmacêutico.

Boa higiene bucal: Manter uma boa higiene bucal é fundamental para evitar complicações adicionais. Escove os dentes cuidadosamente, use fio dental e, se necessário, enxaguante bucal recomendado pelo ortodontista.

Alimentos macios e frios: Opte por alimentos macios e frios nos primeiros dias após a manutenção. Evite alimentos duros, pegajosos ou muito quentes, que podem aumentar o desconforto.

Bolsa de gelo: A aplicação de uma bolsa de gelo ou compressa fria na área dolorida pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Não aplique diretamente na pele; use uma toalha fina como proteção.

Cera ortodôntica: Se os bráquetes ou fios estão causando irritação na boca, a cera ortodôntica pode ser aplicada para criar uma barreira protetora.

Bochechos com água salgada: Bochechos suaves com água morna e sal podem ajudar a reduzir a inflamação e a promover a cicatrização.

Dicas de mudanças na sua forma usar o aparelho dentário

Para que o desconforto seja menor e você possa fazer um tratamento mais tranquilo, alguns cuidados podem ser feitos a fim de amenizar os problemas. Selecionamos alguns mais importantes que vão ajudar você a continuar usando o seu aparelho dentário e ter os dentes perfeitos no final. Veja:

Troque sua dieta

Primeiramente, comece a comer alimentos moles nos primeiros dias após a colocação do aparelho dentário.

Nas primeiras 24 depois da colocação do aparelho o ideal é consumir alimentos que exigem menor mastigação, como sopas, purês, iogurte e vitaminas.

Além disso, se a época do ano permitir, faça uso de alimentos frios ou gelados como sorvete. Isso porque eles podem aliviar o desconforto, pois têm um efeito analgésico natural.

Outro produto é o gelo. Você pode colocar um cubo de gelo em sua boca perto do lugar que está doendo mais. Isso vai anestesiar a boca e diminuir eventuais inflamações.

Evite alimentos e bebidas ácidos. Por conterem ácido cítrico, eles podem piorar eventuais feridas na sua boca, que são comuns após a colocação do aparelho dentário.

Evite ficar roendo objetos duros como canetas, lápis ou cubos de gelo.

Use analgésicos para aliviar o desconforto

Se a dor foi muito forte, o uso de analgésicos como o paracetamol (Tylenol) pode oferecer algum alívio para o desconforto causado pelo aparelho.

Não se esqueça de tomar depois de um lanche ou refeição, pois ele pode causar azia se estiver de estômago vazio. Beba um copo cheio de água na hora de tomar o paracetamol.

Além disso, consulte a bula para garantir a dose adequada e saber se você não tem alergia a medicação.

Dicas caseiras

Já uma dica caseira é enxaguar a boca com água salgada. Ela tem o poder de aliviar o desconforto e de tratar eventuais feridas que possam ter sido causadas pelo atrito do aparelho contra as partes internas das bochechas.

Coloque uma colher de chá de sal refinado comum em um copo de água morna. Agitar até dissolver todo o sal. Encha a boca com esta mistura e bocheche com cuidado durante cerca de um minuto antes de cuspir.  Repita várias vezes ao dia, principalmente nos primeiros dias e sempre que você estiver sentindo mais dor do que o normal.

Enxágue a boca com água oxigenada diluída. A água oxigenada é um anti-séptico e pode reduzir a inflamação que irrita sua boca. Misture uma parte de água com uma parte de água oxigenada 10 volumes em um recipiente de vidro. Encha a boca com esta mistura e bocheche com cuidado durante cerca de um minuto antes de cuspir. Repita algumas vezes por dia.

Existem produtos à base de água oxigenada disponíveis em supermercados e farmácias. Eles são usados no tratamento de feridas na boca e o alívio da dor.

Veja mais: Harmonização facial: saiba o que é e quais os procedimentos comuns

Agende sua avaliação

Veja mais: Aparelho depois dos 30 adianta?

Outros produtos

Outra dica é a cera ortodôntica que protege, formando uma barreira entre o aparelho e o interior da boca. Pode ser encontrada em drogarias ou até mesmo dado como amostra grátis pelo seu dentista.

Além disso, quem tem dor pode usar elásticos que acompanham o aparelho. Eles são colocados ao redor dos braquetes para ajudar a alinhar o aparelho com o seu maxilar da forma que o dentista julgar melhor para o seu caso.

Além disso, contribui para que o tempo de tratamento seja menor.

Pode ficar o dia todo com os elásticos, sendo retirado na hora das refeições ou da escovação. Também é importante substituí-los com frequência.

Mude seus hábitos de higiene bucal

Os hábitos da higiene bucal também pode contribuir para diminuição do desconforto causado pelo aparelho dentário.

Nesse caso, escolha um creme dental para dentes sensíveis. Diversas marcas de pasta de dente têm um produto especial voltado para a limpeza de dentes sensíveis que contêm uma substância química (nitrato de potássio) do qual ajuda a reduzir a sensibilidade além de proteger os nervos das gengivas.

Uma escova de cerdas macias é bom para quem sofre de dores. Assim, quando mais macias forem as cerdas, menos atrito e agressões os seus dentes e gengivas vão sofrer quando você escovar os dentes.

Se você tem o hábito de escovar usando força nos dentes, mude agora. Procure fazer movimentos suaves e circulares, sem pressa e abrindo boca para uma limpeza mais completa.

Além disso, passe fio dental após cada refeição. Quando você usa aparelho, é necessário passar fio dental toda vez que come alguma coisa, evitando cáries, gengivas inflamadas ou outros problemas odontológicos.  Assim, dedique cuidado extra à limpeza durante o tempo em que você usar o aparelho.

Agende sua avaliação

Visitas ao ortodontista

É comum sentir um pouco de dor na primeira vez em que o aparelho é colocado. Mas se a dor persistir por vários dias, o indicado é retornar ao dentista para conferir se está tudo bem e discutir uma solução para o problema.

Nesse caso, ele pode afrouxar um pouco o aparelho. Isso não vai prejudicar o seu tratamento. Pelo contrário: não adianta você usar algo que é para trazer benefício mas antes ter que viver de tortura ao longo tempo.

Também, peça ao seu dentista que retire as pontas salientes do aparelho. Às vezes, na extremidades dos fios no aparelho existem alguns retalhos que causam desconforto no final da boca, causando feridas. Se isso estiver acontecendo com você, peça para o seu ortodontista para cortar as pontas desses fios, e assim o alívio será imediato.

Faça o tratamento até o fim

Não desiste o seu tratamento apesar das dificuldades. No começo pode parecer que será impossível ficar com algo na boca que traga dores e desconforto, mas o uso do aparelho dentário traz diversos benefícios, de acordo com o seu problema. Assim, continue o tratamento até o fim obtendo resultados satisfatórios.

Agende sua avaliação

Aparelho dentário está machucando a boca – e agora?

Se o aparelho está causando ferimentos na boca, como irritações nos lábios ou bochechas, ou se há fios soltos, é importante comunicar imediatamente o ortodontista. Eles podem ajustar o aparelho ou fornecer soluções temporárias para evitar desconforto adicional.