Blog Clínica SiM | Clínica Popular em Fortaleza

Conheça os aliados durante a gravidez no verão

gravidez no verão

Enfrentar o calor do verão com a barriga da gravidez não é fácil e pode trazer muito desconforto para a futura mamãe. Suor, insônia, dificuldade para respirar, cansaço, inchaço nos pés e até desidratação são comuns nessa época, mas, mesmo assim, dá para continuar aproveitando a gestação nessa estação do ano se você tiver alguns cuidados.

Quer descobrir quais são seus aliados durante a gravidez no verão? Confira aqui no post!

Dicas para a gravidez no verão

Garrafinha de água

Beber muito água é importante em qualquer fase da vida, mas essa bebida é ainda mais importante durante a gravidez, principalmente no verão. Em geral, a grávida já necessita de um consumo elevado de água pelo aumento do volume de sangue e da temperatura corporal e pelo risco da desidratação prejudicar a irrigação do sanguínea do bebê e a quantidade de líquido amniótico.

Durante o verão, devido ao esforço de carregar o barrigão, a sensação de calor é ainda maior, promovendo a desidratação do corpo mais rapidamente. Assim, é fundamental que a grávida aumente o consumo de água, sucos, chás gelados, água de coco, frutas e saladas nessa época.

Roupas de algodão larguinhas

Embora já existam peças mais fashions para grávidas, na hora do calor, a moda pode ser deixada de lado e a aposta deve ser em peças de algodão confortáveis e frescas. Abuse dos vestidos, saias, regatas e batas larguinhas que deixam a barriga confortável feitos de tecidos que absorvem bem o suor.

Protetor solar

A aplicação do protetor solar durante a gravidez é essencial para a prevenção de melasmas — manchas marrons que comumente surgem nessa fase da vida da mulher e podem ser permanentes. O produto deve ter um fator de proteção solar de no mínimo 30 e ser reaplicado ao longo do dia, de acordo com as instruções da embalagem.

Além disso, alguns acessórios como o chapéu de aba larga, ajudam a proteger a face e a cabeça do sol, aliviando a sensação de calor e reduzindo a intensidade dos raios solares que atingem a pele.

banner-ebook-exercicios-gravidas

Rotina de exercício físico

Apesar do desconforto, manter a rotina de exercício físico em períodos quentes ajuda a manter a circulação sanguínea e reduz o risco de inchaços nas pernas, por exemplo. Para aguentar o calor e não sobrecarregar as articulações com o peso da barriga, no entanto, aposte em atividades realizadas na água e de baixo impacto como a hidroginástica.

Chuveiro

Nessa época do ano, as chuveiradas mornas devem fazer parte da rotina da gestante, podendo ocorrer diversas vezes ao dia. Como o objetivo não é limpar o corpo, mas apenas refrescar, o recomendado é nem usar sabonete e simplesmente deixar a água escorrer pela pele por alguns minutos.

Mas fica o aviso de que a água muito fria pode estimular o corpo a produzir mais calor e, por isso, o ideal é que a água do banho esteja morna.

Hidratante oil-free

Como não dá para ficar sem hidratar a pele pelo risco das estrias surgirem, a solução é usar produtos oil-free no verão. Essas versões possuem menos óleo em sua composição, sendo absorvidas mais facilmente pela pele sem criar aquela sensação de que o corpo está todo pegajoso e grudento.

Planejamento e organização

Se você já sabe que os últimos meses da gravidez cairão durante o verão, você pode planejar para tirar as férias nessa época e passar a maior parte do tempo relaxando em casa e preparando tudo para a chegada do bebê, por exemplo.

Quando isso não for possível, tente agendar os compromissos para o início da manhã ou para o final do dia, quando o sol está menos quente e o desconforto ao andar pelas ruas é menor.

Agora que você já conhece algumas dicas para a gravidez no verão e sabe que comer frutas ajuda a aliviar o calor e manter o corpo hidratado nessa estação, confira as outras vantagens desse alimento para a grávida!

Gostou? Compartilhe!
Sobre o autor:

Deixe seu comentário